Aqui vai duas fotos do por do sol tiradas por mim, um fenômeno que ocorre todos os dias e na maioria deles se torna um espetáculo de cores mas que poucas pessoas percebem, mesmo estando diante dele.
Estas fotos foram tiradas na UTFPR de Londrina, onde atualmente curso Tecnologia em Alimentos, a câmera nao é das melhores para fotografar este tipo de cena, mas ficou realmente surpreendente, em breve postarei mais fotos de belezas naturais.
Mas antes um pouco de wikipedia..
O pôr-do-sol ou pôr do Sol é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste que pode ser considerado como um processo inverso do nascer do sol que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico. Ao período do dia em que ocorre o pôr-do-sol dá-se o nome de "ocaso".
O pôr do sol é normalmente mais brilhante do que o nascer do sol, pois a matiz de vermelho e laranja são mais vibrantes. A atmosfera responde de diversas formas à exposição da luz solar. Em particular, no final do dia, a atmosfera tende a reter uma quantidade maior de partículas em suspensão do que no início do dia. Durante o dia, o sol aquece a superfície terrestre, diminuindo assim a umidade do ar e aumentando a velocidade e a turbulência dos ventos, o que acaba por levantar a poeira para o ar.
Como a luz do Sol sofre um desvio gerado pela atmosfera, o sol ainda pode ser visto depois de já estar atrás do horizonte físico. Este efeito também se manifesta durante o nascer do sol. Outra curiosidade gerada pela distorção da luz solar pela atmosfera é que o sol também aparenta ser maior no horizonte, uma ilusão de ótica similar a que ocorre com a Lua.
Alécio Quinhone Júnior
3 comentários:
Belas fotos hein!!!!
Estou ansiosa pra ver os próximos posts!!
=*****
e ai mano... ainda naum tive o previlegio de uma foto dessa... chuva todo dia.. hahahaha
Cara curti as fotos, e realmente as pessoas perdem esses momentos, que na verdade são a maravilha do mundo...valeu.
Postar um comentário