sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

5 Artrópodes

Hoje algumas fotos  tiradas por mim de alguns artropódes.
Pedacinho de cultura..
Os Artrópodes (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices) são animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados. São o maior grupo de animais existentes, representados pelos gafanhotos (insetos), aranhas (arachnida), caranguejos (crustáceos), centopéias (quilópodes) e embuás (diplópodes), somam mais de um milhão de espécies descritas (apenas mais de 890.000 segundo outros autores). Mais de 4/5 das espécies existentes são Artrópodes que vão desde as formas microscópicas de plâncton com menos de 1/4 de milímetro, até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.




Abelhas
Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera (Foto 1), oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis.


As abelhas são insectos que vivem em sociedades. Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis. Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, cerca de 400 zangões.


Joaninhas



Joaninha é o nome popular dos insectos coleópteros da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias.

(Joaninha sendo predada por um hemíptero)

As joaninhas são predadores no mundo dos insectos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insectos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores em suas plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como ameaçadas.

Astylus variegatus

Ao contrário do que muita gente pensa, este inseto, que lembra uma joninha, na realidade é uma praga agrícola. As larvas deste coleóptero (larva angorá) atacam as sementes antes da germinação, acarretando grande redução na população de plantas.
Os adultos dessa espécie de praga são besouros medindo cerca de 8 centímetros, com élitros de coloração amarela, com cinco manchas negras. Enquanto as larvas são de vida subterrânea e alimentam-se principalmente de sementes de milho, os adultos são encontrados normalmente em flores de plantas silvestres e cultivadas, tais como algodoeiro, milho e sorgo, alimentando-se de pólen, podendo acarretar danos mecânicos aos órgãos florais.

4 comentários:

Ana Maria disse...

Essa postagem até pareceu uma conversa nossa hahahahahahah
Eu podia até ouvir você falando isso pra mim!
kkkkkkkkkkkkkkkkk

(L)

Jenny <3 disse...

adoreiiiiii

Anônimo disse...

odeio insetos com todas minhas forças =x

Ana Maria disse...

"odeio insetos com todas minhas forças =x"

Se odeia insetos taaaanto assim, então por que veio ver esse post??